Já há alguns anos tinha feito estes croquetes... entretanto caíram no esquecimento, até que me lembrei e decidi voltar a fazê-los. São realmente muito bons, algo que se não fizermos nos em casa, também não encontramos a venda!
A inspiração veio do blog La Casita Verde, mas acabei por alterar algumas coisas.
Ingredientes: - 1 cebola pequena ( +/- 100 gr) - alho em po - 50 gr margarina - 50 gr azeite - 3 latas pequenas de atum - 3 queijinhos triângulo - 80 gr de farinha - 300 gr de leite - sal - pimenta - noz moscada - salsa ( 2 a 3 colheres de sopa picadinha) - 3 colheres de sopa de pão ralado Preparação: Colocar no copo a cebola, um pouco de alho, a margarina e o azeite e picar 5 segundos, vel 5. Programar 5 minutos, temp varoma, vel 1. Acrescentar depois a farinha e programar 3 minutos, temp 100, vel 1. Adicionar depois o leite, o sal, a pimenta e a noz moscada e programa r 15 segundos, vel 6. Acrescentar o atum escorrido, os queijinhos e a salsa e programar 5 minutos, temp 100, vel 2. Acrescentar o pão ralado e programar mais 2 minutos, com a mesma temp a mesma velocidade. Retirar e deixar arrefecer, reservando no frio de um dia para o outro. Moldar bolinhas pequenas, passar por pão ralado, ovo batido com leite e novamente por pão ralado. Levar a congelar e quando se quiser... é só fritar :)
Atum de barrica é algo que conheço há relativamente pouco tempo... Sou " menina da cidade" e há coisas que por cá não se comem. O que é certo é que desde que provei... fiquei fã! Não é algo que se coma todos os dias, mas de vez em quando, um almoço ao sábado... sabe tão bem!! Aqui encontra-se com facilidade a vender na praça, não sei se encontrarão a venda em algum supermercado! Ingredientes: - atum de barrica - cebolas - batatas - couves ( vou variando, desta vez foram broculos) - azeite de muito boa qualidade ( de preferência caseiro) Preparação: De véspera demolhar o atum de barrica, mudando ocasionalmente a agua. Demolho no máximo por 24 horas, até um pouco menos, pois quer-se salgadinho. Meter um tacho ao lume com agua e sal, colocar as batatas, as cebolas ( pequenas) e o legume escolhido. Num outro tacho colocar o atum de barrica a cozer ( depois da agua começar a ferver). PS: Pode ser tudo cozido no mesmo tacho, eu prefiro separar. Servir tudo, bem regadinho de azeite, acompanhado de um bom vinho tinto!
Esta foi das minhas mais recentes lutas culinárias! Algo tão simples como enrolar massa folhada nuns cones metálicos pode realmente tornar-se desastroso! Esta deve ser a minha quinta tentativa... até que finalmente ficaram apresentáveis para virem parar ao blog!! Na primeira vez nem receita li... cortei a massa folha em tiras de meio centímetro e claro que consegui obter uma "mola" que nem creme dava para por. Numa noutra vez decidi nem untar as formas... Nunca desenformaram... uma desgraça! E nas outras os erros foram sempre por ai.... Enfim, leiam tudo para vosso bem eheh :D Ingredientes: - massa folhada (de preferência rectangular) - spray óleo para untar - cones metálicos - cremes a gosto - açúcar em pó Preparação: Desenrolar a massa e cortar em tiras de 2 cm a 2,5 cm. Pulverizar cada cone com o óleo em spray e enrolar uma tira de massa em casa um, calcando ligeiramente e sobrepondo um pouco cada parte. ( lamento não ter fotos, mas já não acreditava que iria sair bem). Levar ao forno a 220 cerca de 20 minutos, até estarem douradinhas. Retirar e desenformar na hora. Quando estiver frias é so rechear a gosto!!
Há quanto tempo andava eu doida para experimentar uns rissóis.... A verdade é que cá em casa só se come dos caseiros... o que sai caro comprar só a certas pessoas! Meti mãos a obra e digo-vos... comprar nunca mais! Uma delicia bem ao nosso gosto!!
Ingredientes: Recheio: - 2 lombinhos de pescada congelados - 250 gr de miolo de camarão - 1/2 cebola ( 75 gr) - 1 dente de alho grande - 20 gr de azeite - 20 gr de margarina - 80 gr de farinha - 100 gr de caldo de cozer o peixe - 300 gr de leite - 1 knorr de marisco - sal, pimenta, noz moscada - salsa q.b. - 1 gema de ovo - sumo de limão a gosto ( ja me falaram em gotas.... portanto contei, 30 gotas :D :D Mas aguentava mais) Massa: ( fazer 1 receita e 1/2 para a quantidade de recheio descrita acima) - 250 gr de agua - 30 gr de margarina - 5 gr de azeite - sal - 250 gr de farinha Preparação: Começar por cozer o peixe e o marisco em agua temperado com sal. Escorrer, desfiar o peixe e cortar os camarões em pedacinhos, e reservar num lado o peixe e noutro a agua de cozer. Na bimby colocar a meia cebola, o alho e o azeite e picar 7 segundos, vel 5. Refogar depois 5 minutos, temp 100, vel. 1. Quando terminar acrescentar a margarina, o leite, a farinha, a agua de cozer, o knorr, pimenta, noz moscada e um pouco de sal. Programar 7 minutos, temp 90, vel 3. De seguida rectificar temperos e com a bimby na velocidade 3, acrescentar a gema de ovo e programar mais 1 minutos, temp 90, vel 3. Despejar o bechamel para cima do peixe reservado e envolver muito bem, juntamente com bastante salsa picada e o sumo de limão. Reservar. Para a massa colocar na bimby a agua, a margarina o azeite e o sal e programar 5 minutos, temp 100, vel 1. Acrescentar a farinha de uma só vez e misturar 20 segundos na velocidade 4.~ Retirar a massa e ir esticando aos poucos ( bem esticada, qto mais melhor). Colocar um pouco de recheio, fechar calcando e cortar com um copo do tamanho desejado. No final, depois de todos feitos, passar cada um por ovo batido com elite ( pouco ovo, muito leite) e depois por pão ralado. Congelar num tabuleiro, e passar depois para um saco! Desta maneira temos rissóis sempre prontos a fritar!! Na altura, fritar directamente saídos do congelador, e acompanhar com o que mais gostar ( neste caso foi com arroz de ervilhas). Com esta receita consegui fazer 32 rissóis normais.
Ja fiz croquetes inúmeras vezes, mas sempre com sobras. Costumo acrescentar uma alheira, bechamel e esta feito. Desta vez quis fazer tudinho como deve ser... escolhi a receita do livro base da bimby por dizerem muito bem dela. Foram pouquissimas as modificações que fiz... muito bons sem duvida! Ingredientes: - 1 cebola - 2 dentes de alho - 3 cenourinhas pequenas - salsa q.b. - 1/2 caldo de carne -sal, pimenta - noz moscada - 100 gr de polpa de tomate - 40 gr de azeite - 1/2 kg carne de vaca em cubinhos sem gordura - 1/2 kg de carne de porco em cubinhos sem gordura - 1 linguiça - 200 gr liquido da carne - 400 gr de leite - 50 gr amrgarina - 200 gr farinha - sal, pimenta, noz moscada Preparação: Colocar no copo a cebola, os alhos, a cenoura e o tomate e picar 6 segundos, vel 5. Acrescentar o azeite e refogar 7 minutos, temp 100, vel 1. Adicionar depois as carnes, o caldo, o sal, a pimenta e a noz moscada e programar 15 minutos, temp 100 vel 1. Quando terminar, mexer com a espátula e programar mais 5 minutos, temp varoma, vel 1. Deixar arrefecer 1 ou 2 minutos, acrescentar a linguiça sem pele e triturar 15 segundos, vel 8. Escorrer a carne com um passado de rede fina aos poucos, acalcando com uma colher e reservando o molho. A carne deve ficar bem seca. Na bimby, sem lavar o copo, colocar 200 gr de molho, 400 de leite, as 50 gr de margarina e as 200 gr de farinha. Temperar com sal, pimenta e noz moscada e programa r 7 minutos, temp 90, vel 4. Despejar em cima da carne e envolver bem c a ajuda da espátula... ( aqui custa um bocadinho). Verificar se está tudo bom de sal, que esta é a ultima oportunidade de acrescentar sal fino. Deixar arrefecer e levar ao frio de um dia para o outro ( ou umas horas). Moldar os croquetes do tamanho desejado, passar por pão ralado, ovo batido e novamente pão ralado. Congelar em tabuleiros e dps de bem rijinhos passar para sacos. Fritar em oleo bem quente, na actifry ou no forno.