16/11/2015

Bife de Atum grelhado com Molho Holandês




Desde que aprendi a cozinhar correctamente atum fresco, que aprendi a gostar. Tem que ser mal passado para que não fique seco e ter um toque de um molho especial para saber mesmo bem.

Há um blog de cozinha que sempre me fascinou. O blog do Luís Pontes. Tem receitas como não se vê já, comida típica portuguesa bem levada a sério. Este molho, retirei-o de lá e posso garantir que fica mesmo muito bom!

Sei que a foto não está propriamente bonita, mas eu sou bastante gulosa, e enchi o meu prato de molho sem me lembrar de tirar a fotografia primeiro... quando a gula é muita, dá nisto :)


Ingredientes:

- bife de atum fresco
- broculos
- batatas
- ovo

- 2 gemas
- 1 colher de sopa de agua
- 2 colheres de sopa de sumo de limão
- sal, pimenta
- 150 gr de margarina


Preparação:

Levar um tacho ao lume com os broculos, as batatas e os ovos. No meu caso, como cozi a vapor na bimby, fiz antes com ovos escalfados.

Temperar o bife de atum com sal e levar a grelhar em chapa quente com um fiozinho de azeite sem deixar passar em demasia.

Para o molho ( o rei do prato), levar um tacho ao lume com agua. Numa taça que depois vai colocar em banho maria ( sem tocar na agua!), meter as gemas, a agua, o sumo de limão, o sal e a pimenta. Mexer vigorosamente com a vara de arames até ficar um preparado bem uniforme e mais espumoso.
Colocar a taça em cima do tacho com a agua a ferver e ir mexendo sempre com a vara de arames. O preparado vai ficar bastante esponjoso. Juntar depois a margarina derretida ( usei margarina liquida) mexendo sempre durante cerca de 1 minutos ainda com a taça em banho maria. Retirar, juntar a salsa fresca picada, misturar e encher o prato de molho, tal como eu fiz.

11 comentários:

  1. Que apetitoso,...adorei o molho,...
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/
    www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderExcluir
  2. Tem muitíssimo bom aspeto! Adoro atum! Gosto muito do blog do Luís Pontes, tenho a mesma opinião que tu, um blog de comida bem à Portuguesa e de qualidade! Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Hola Natacha, adoro el atún y si va acompañado de esta deliciosa salsa holandesa, se convierte en un plato irresistible, me encanta!!!
    Besos y feliz semana

    ResponderExcluir
  4. Natacha,
    O teu prato ficou lindo e convidativo, eu adoraria experimentá-lo!
    Parabéns, por mais esta bela receita!

    Excelente semana!
    Bjs ♥

    ResponderExcluir
  5. Eu também adoro atum fresco Natacha, mas também só comecei a gostar dele mal passado, pois não tem nada a ver com aquela coisa super seca e ressequida que conhecia...
    Esta combinação é fabulosa e tenho de visitar o site em questão, pois não conheço.
    Um beijinho,
    Lia

    ResponderExcluir
  6. Ummm me encanta como se ve este plato, tiene que estar muy rico el filete de atún en esa salsa y con el brocli y las patatitas sensacional un plato rico y completo,besos

    ResponderExcluir
  7. Ficou com muito bom aspecto! Suculento!
    Nina
    https://www.facebook.com/cantinhodapartilha/

    ResponderExcluir
  8. Nunca comi bife de atum!

    Isabel Sá
    http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  9. Que aspeto guloso, adoro bife de atum. Esta com aspeto excelente. Beijos

    ResponderExcluir
  10. Não sou fã de coisas mal cozidas, por isso não vou muito com bife de atum... Mas o prato parece-me honestamente fantástico! :)

    ResponderExcluir
  11. Bife de atum já comi enão apreciei pois era demasiado seco... mas lá está também não gostava de salmão porque comi um dia e estava seco e hoje que sei o fazer tal como tu dizes basta apenas grelhar um pouco para não secar hoje adoro salmão.

    O mesmo deve ser com o atum:)

    Irei comprar, e fazer esse molho que já me falaram delicias dele, teu prato tem um aspeto ótimo quanto mais molho melhor sou como tu :)

    Beijinho grande

    ResponderExcluir

Comentários Verdes

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...