10/10/2012

Picanha ao Sal

Há quanto tempo andava eu com esta na cabeça.... mas o certo é que no Verão a picanha é sempre na brasa... desta vez, já a apetecer comida de forno, decidi-me e so posso dizer que vai haver bis, de outras maneiras até que já ando a "magicar" :D

É simples de fazer, fácil... a unica coisa a ter atenção é a maneira como se gosta da picanha... se bem passada, se mal passada... e posto isso é ver o tamanho da peça de carne e o tempo que deixamos no forno. 
No entanto, o meu conselho é que se tiverem duvidas mais vale menos tempo... dps tiram a crosta e se acharem muito cru voltam a por no forno uns10, 15 minutos, sem o sal..



Ingredientes:

- uma peça de picanha ( a nossa para 2 pessoas pesada 600 gr)
- 1 kg de sal grosso ( mais se a peça for maior)
- alho, pimenta

Preparação:

Pré aquecer o forno a 220º.

Temperar a parte da carne que não tem gordura com pimenta moída e alho esmagado. Aqui quem quiser pode acrescentar ervas a gosto ou até nem temperar com nada.

Meter o sal numa taça e polvilhar com gotas de agua ( poucas mesmo... só para que o sal não escorregue tanto).

Forrar um pirex com sal, dispor a carne por cima com a gordura para cima, cobrir com o restante sal acalcando bem, e não deixando nenhum pedaço de carne a vista.

Levar ao forno por ( isto é muitoooooooo relativo), 35 minutos no meu caso.

Atenção, nos gostamos da carne mal passada, mas não a queriamos demasiado crua... e a peça era pequena... tudo isso conta. Quando  retiramos do forno ficamos com medo e deixamos sem sal mais uns 5 minutos. Não tinha sido necessário, mas ainda assim ficou bem rosadinha!

Após retirar do forno e do sal, aconselho a deixarem descansar cerca de 5 a 10 minutos, sempre!! Isto vai permitir que os sucos da carne voltem ao sitio e esta não fique seca.

Acompanhamos com batata doce frita, esparregado e um belo vinho tinto!!

3 comentários:

  1. Essa picanha está no ponto para mim :) Adorei a sugestão
    beijinhos
    http://cookaddiction.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  2. Saudações Leoninas, foi um gosto visitar o seu blogue e ainda mais por ser verde, parabéns.

    ResponderExcluir

Comentários Verdes

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...