27/01/2016

Brownies de Caramelo Salgado






Confessem... estão-se a babar certo? Eu sei, eu compreendo. Foi assim que fiquei quando pus os olhos nestes pequenos quadrados... a perdição!

Mais uma vez, foi no blog da Lia que os vi, que por sua vez os viu na revista da Donna Hay... começo a desconfiar que esta senhora se vai tornar outro ídolo no meu móvel dos livros! Já adquiri algumas revistas e garanto... não dá para resistir!!

Chocolate e caramelo... um toque salgado que evidencia ainda mais o sabor... preciso continuar?


Ingredientes:

- 150 gr de chocolate preto
- 200 gr de margarina
- 2 colheres de sopa de cacau em pó ( 25gr)
- 265 gr de açúcar amarelo
- 110 gr de farinha
- 3 ovos

Caramelo

- 125 ml de agua
- 330 gr de açúcar branco
- 180 ml de natas
- 90 gr de margarina

- sal marinho grosso


Preparação:

Pré aquecer o forno a 160º.
Untar uma forma de brownie de 20x30cm e forrá-la com papel vegetal ( que untei com spray novamente).

Colocar o chocolate em pedaços e a margarina numa taça de vidro e levar ao microondas, 20 a 25 segundos de cada vez, mexendo a cada paragem, até que esteja derretido e misturado.

Numa taça juntar a farinha, o cacau, o açúcar e os ovos e bater bem. Juntar depois o chocolate em fio e misturar até estar homogéneo.

Deitar a mistura no tabuleiro forrado e levar ao forno cerca de 35 minutos, até estar cozido.
Deixar arrefecer completamente dentro da forma.

Para o caramelo, colocar numa taça de vidro as natas e a margarina e derreter no microondas uns segundos. Reservar.
Levar ao lume um tacho com o açúcar e a agua, em lume branco até que derreta. Depois aumentar o lume e deixar cozinhar, sem mexer, até começar a obter uma cor castanho dourada, não demasiado escuro. Muito cuidado, porque bastam uns segundos a mais e o caramelo vai saber a queimado... o meu ficou no limite dos limites, terei que ter mais cuidado para a próxima.

Retirar o tacho do lume e adicionar em fio, mexendo sempre, a mistura de natas e margarina.
Colocar novamente o tacho ao lume, mexendo sempre, cerca de 5 minutos para que engrosse um pouco.

Despejar por cima do brownie e deixar arrefecer completamente antes de levar ao frio.

Cortar o brownie em quadrados e polvilhar com flocos de sal. Sejam generosos, porque fica tão bom!

12 comentários:

  1. Essa cobertura faz toda a diferença, que tentação!
    Uma combinação de sabores de sucesso :)

    ResponderExcluir
  2. Realmente tu andas mesmo a dar cabo da nossa dieta, que maravilhoso aspeto. Beijos

    ResponderExcluir
  3. Querida, vou começar a gritar, a espernear, porque me apetece comer um quadrado e não posso! Mas garanto, esses brownies vão sair cá em casa um dia destes pois se há coisa que me tira mesmo do sério são esses malvados quadradinhos! Beijo

    ResponderExcluir
  4. Acho que não há como não babar....estão lindos e super gulosos mesmo como eu gosto.

    ResponderExcluir
  5. Fiquei mesmo aqui de olhos fixos nas fotos... como resistir a esta tentação? Que maravilha!
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Eu confesso, estou a babar sim senhora. Que tentação, se eu ganhar uns kilitos a culpa é tua :D
    Gulosoqb

    ResponderExcluir
  7. Querida Natacha,
    Fico mesmo feliz que os tenhas feito e tenhas gostado. Decadência pura não é?
    Olha, eu amo a Donna Hay. Seja livros ou as revistas (tenho a assinatura anual), nunca decepciona. Se vais comprar livros dela e queres um conselho de quem os tem quase todos, começa pelo Seasons pois é de longe o mais brutalmente lindo e favorito de sempre.
    Um grande beijinho,
    Lia

    ResponderExcluir
  8. Olá querida Natacha!
    Eu estou babando, quadradinhos mais que perfeitos, hummmmmmmmm...!

    Beijinhos e ótima semana! ♥

    ResponderExcluir
  9. Que lindos ficaram e aposto que bem gulosos, bjs.

    ResponderExcluir
  10. Realmente o aspecto é fantástico :)
    Devem ser uma delicia :P
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Nunca fiz nada com caramelo salgado, mas brownies com isso devem ficar uma perdição! Nota-se pelas fotos que isso se verifica realmente :D

    ResponderExcluir
  12. Bem Natacha.. que maravilha!
    Vou só levar um ou dois quadradinhos (3 vá...) :)
    Beijinhos
    www.petiscana.com

    ResponderExcluir

Comentários Verdes

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...