06/11/2015

Bolo de Castanhas, Nozes Pecan e Chocolate





Não sei se já vos disse mas ADORO o Outono :) 
Adoro todos os produtos que traz com ele, e acho que por serem de duração limitada, tento sempre aproveitá-los ao máximo!
Eles são romãs, figos, castanhas, dióspiros, batata doce ( da boa), nozes, o cheiro a erva doce... As cores são lindas e os sabores divinais!

Ainda não tinha feito este ano um bolo com castanhas, e digo-vos, fica tão bom!! 
Um bolo denso, compacto, com um sabor que não conseguimos decifrar, e a junção deste creme ( essencial sim )... é uma explosão de sabor que adorei!

Ah, e as nozes pecan são para mim uma perdição... mas se não conseguirem arranjar podem usar das normais :)


Ingredientes:

- 100 gr de castanhas assadas ou cozidas
- 100 gr de nozes pecan
- 50 gr de chocolate preto
- 4 ovos grandes
- 100 ml de natas
- 50 ml de leite
- 125 gr de açúcar mascavado
- 125 gr de açúcar branco
- 1 colher de sopa de maple syrup ( 15 gr)
- 200 gr de farinha
- 1 colher de sobremesa de fermento


Creme mascarpone:

- 100 gr de natas
- 250 gr de marcaspone
- 100 gr de açúcar em pó


Preparação:

Colocar no copo da bimby as castanhas, as nozes e o chocolate e picar 20 segundos, vel 5, 7, 9. Reservar.

Colocar a borboleta no copo, adicionar os ovos e o açucar e bater 3 minutos, vel 3 1/2. Acrescentar o leite e as natas e bater mais 10 segundos, vel 3.

Adicionar de seguida a mistura de frutos e chocolate e o maple syrup e misturar mais 10 segundos, vel 2.

Por fim adicionar a farinha e o fermento e misturar uns segundos na velocidade 2 até estar tudo envolvido.

Levar ao forno pré aquecido a 180º cerca de 40 minutos.

Deixar arrefecer sobre uma grelha, abrir o bolo ao meio, rechear e cobrir com o creme e levar ao frio.

Para o creme, bater as natas, acrescentar o mascarpone e o açúcar e bater até obter um creme liso e espesso.

Receita inspirada aqui, com as devidas alterações.

11 comentários:

  1. Sou doidinha por castanhas! Gosto tanto que não consigo resistir! Até peguei na maior parte que o meu castanheiro deu e cozi e congelei e outras congelei mesmo cruas! Só para não comer aquilo tudo de uma vez! Até o bolo do meu aniversário foi bolo de castanhas com mousse de castanhas! Mas olha que esse parece-me maravilhoso! Vou levar a receita para fazer um dia destes! Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Para mim está excelente! Adorei a elegância!

    ResponderExcluir
  3. Hummmmmmm...que delícia!
    Adoro bolos de todas as formas, mas este tem gostinho de quero mais
    ficou lindo!

    Beijos, ótimo fds! ♥

    ResponderExcluir
  4. Nunca fiz bolos com castanhas, este além de lindo tem um aspecto delicioso.
    Seria muito bem recebida uma fatia tipo xxl
    Bom fim de semana

    ResponderExcluir
  5. Tiene una pinta deliciosa, que estupendo y tentador pastel, la verdad con verlo y leer lo que lleva se de sobras de que me va a fascinar y lo voy a disfrutar mucho,besos

    ResponderExcluir
  6. Hummm que delícia de bolo.
    Deve ser um manjar dos Deuses. Será que me posso servir de uma fatia?

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/11/marmelada-e-geleia-kizomba.html

    ResponderExcluir
  7. Também adoro o outono e ao contrário de muita gente é a minha estação preferida. Adoro os produtos associados a ela, o frio com sol, as folhas de diversas cores, bem tudo ... Este bolo está bem guloso e já guardei a receita :)

    ResponderExcluir
  8. Olá Natacha,
    Eu também adoro o outono e os seus tons alaranjados.
    Adoro bolos de castanha e este teu está lindo e convida a espetar o garfo. As nozes pecã também são para mim uma perdição.
    Um beijinho é bom domingo,
    Lia

    ResponderExcluir
  9. Nunca fiz um bolo com castanhas, mas parece fantástico! Tenho de fazer, as camadas ficaram lindas :)

    ResponderExcluir
  10. Fiquei com água na boca!
    Obrigada pelas partilhas tão boas!
    Nina
    https://www.facebook.com/cantinhodapartilha/
    http://cantinho-da-partilha.blogspot.pt/

    ResponderExcluir

Comentários Verdes

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...