09/11/2015

Assado de Batata Doce, Cenoura e Pastinaca





Este assado tem saído cá por casa com alguma regularidade. É que é prático, saboroso, versátil ( podemos alterar ou acrescentar legumes) e consigo fazer em maior quantidade para dar para 2 ou mais refeições.

Gosto muito do sabor do mel com a mostarda, fica uma agridoce ao qual não resisto.

O essencial aqui, para mim, é o alho. E o tempero claro está. De resto... acho que hei-de colocar muitas vezes batata doce, adoro a combinação desta com qualquer legume!

Neste caso usei pastinaca ( a minha nova paixão na cozinha), e fica tão, mas tão bom!


Ingredientes:

- 3 pastinacas grandes
- 2 cenouras grandes
- 2 batatas doces grandes
- 15 dentes de alho

- 1 colher de sopa de mostarda
- 1 colher de sopa de mel
- 1 caldo knorr de alho e salsa
- tomilho seco ( bastante)
- 2 ou 3 raminhos de alecrim fresco
- sal, pimenta
- colorau ( pouco)
- azeite
- margarina liquida
- vinho branco


Preparação:

Descascar todos os legumes. Cortar as batatas doces em rodelas grossas ( ou meias luas grossas), a pastinaca e a cenoura e tiras compridas, e os alhos, esmagar todos com as costas de uma colher de pau. Dispor tudo numa assadeira.

Numa taça misturar todos os restantes ingredientes e regar os legumes, envolvendo bem.

Levar ao forno a 200º, cerca de 1 hora, mexendo umas 2 a 3 vezes enquanto assam.

Acompanhar com carnes assadas por exemplo, que casa muito bem!

13 comentários:

  1. Que bom que deve ser essa mistura! Faz um excelente acompanhamento e eu era capaz de comer só assim! Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. O que é pastinaca?
    Que delicioso assado,...
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/
    www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderExcluir
  3. Merhabalar, hayırlı haftalar, ellerinize sağlık. Çok leziz ve iştah açıcı bir görüntüsü var.

    Saygılar.

    ResponderExcluir
  4. Praticidade e bom gosto total!
    Adoro esse tipo de receita!

    Beijinhos e excelente semana! ♥

    ResponderExcluir
  5. Natacha que te cositas ricas lleva tu receta de hoy :-)
    Un saludito

    ResponderExcluir
  6. Nunca usei nem comi pastinaca, contudo, quando estiver à venda por aqui, tenho de experimentar :)
    Bjks

    ResponderExcluir
  7. I love roasted veggies! They look delicious.

    ResponderExcluir
  8. Me parece que tienen que estar deliciosas así las hortalizas, me encanta que mezcles mostaza y miel ,es un contraste que me fascina y con el toque del ajo de lujo,besos

    ResponderExcluir
  9. Hummm...
    Vejo que te rendeste aos encantos da pastinaca..., Lindo!!!
    Ainda a semana passada fiz outra sopa de pastinaca deliciosa, com queijo azul... aiii vou parar, pois já fico a salivar...
    Adoro assados destes e tal como tu, adoro o contraste da mostarda com o mel e o alho, sim!! Sempre!! Essencial!
    Um beijinho linda,
    Lia

    ResponderExcluir
  10. Óptima sugestão para fugir ao tradicional e com um aspecto bem saudável e saboroso.

    ResponderExcluir
  11. Adoro alho e batata-doce, parece-me que iria adorar isso! O aspeto está mesmo bom :)

    ResponderExcluir
  12. O aspeto é bem. eu acho que nunca comi batata doce!


    Isabel Sá
    http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderExcluir

Comentários Verdes

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...