15/10/2015

Bacalhau Gratinado com Camarões






Já todos sabem que adoro cozinhar ( ahahaha really?). E gosto igualmente de dar comida a toda a gente. É verdade, quando fui fabricada esqueceram-se de introduzir egoísmo nesse aspecto, faço para dar a toda a hora. E se há coisa que sabe bem é ouvir os elogios das pessoas, a maneira como comem o que fazemos, a satisfação! 
Este bacalhau foi extremamente elogiado, ficou delicioso! Todos adoraram e pediram bis. Que vai ter de certeza :)

O que eu queria era bacalhau espiritual, mas por cá todos dizem que é comida de velho sem dentes... depois de muitos ajustes, reparei que o que tinha em mãos era outra receita que nada tinha a ver, excepto o facto de também levar um pouco de pão... Posso dizer que a próxima vez que voltar a fazer vai sair dose dupla para congelar, e variar um pouco do bacalhau com natas.


Ingredientes:

- 200 gr de bacalhau desfiado
- 300 gr de batata em rodelas para cozer
- 250 gr de miolo de camarão
- 125 gr de queijo flamengo
- 200 gr de cenoura
- 100 gr de cebola
- 2 dentes de alho
- 50 gr de azeite
- 1 pão ( 90 gr)
- 100 gr de leite

- 400 gr de leite
- 80 gr de margarina
- 80 gr de farinha
- sal, pimenta, noz moscada
- 200 gr de natas


Preparação:

Cortar as batatas em rodelas não muito grossas e levar a cozer em agua e sal. Cozer igualmente o miolo de camarão e reservar tudo.

Picar o queijo 10 segundos, vel 5, 7 e reservar.
Picar o pão 5 segundos, vel 7 e passar para uma tacinha.
Adicionar as 100 gr de leite ao pão e envolver bem com a ajuda de um garfo, para que fiquei bem embebido. Reservar.

Na bimby colocar as cenouras, a cabola, os alhos e o azeite e picar 20 segundos, vel 5. Refogar 15 minutos, temp 100º, vel 1.
Acrescentar o bacalhau e o pão e envolver 5 segundos, vel 4. Cozinhar por 5 minutos, temp 100, vel 2. reservar numa taça grande.

Na bimby ( sem necessidade de lavar o copo) adicionar todos os ingredientes para o bechamel excepto as natas e programar 5 minutos, temp 90º, vel 4. Acrescentar as natatas e programar mais 3 minutos, temp 90, vel 4.

Misturar cerca de 1/3 do bechamel ao bacalhau. Fazer uma camada num pirex de forno com metade desta mistura. Acrescentar as batatas e regar com um pouco de azeite. Adicionar depois os camarões e metede do bechamel que sobrou. Colocar por cima o restante bacalhau, alisando, depois o restante bechamel e cobrir com o queijo ralado.

Levar ao forno a 200º por 40 minutos.

10 comentários:

  1. Excelente aspecto, adoro este tipo de refeição!

    ResponderExcluir
  2. Deve ser podre de bom (como dizemos por aqui)! Adoro bacalhau e então gratinado, oh, my God, nem me posso permitir pensar nisso! Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Merhabalar, ellerinize sağlık. Ne kadar güzel ve leziz görünüyor.

    Saygılar.

    ResponderExcluir
  4. Adoro pratos de bacalhau e achei este bem apetitoso
    Vou levar a receita

    ResponderExcluir
  5. Infelizmente já não posso comer bacalhau... vou experimentar com pescada :)

    www.therasiathecook.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Natacha minha linda,
    Cozinhar é isso mesmo: partilhar amor, celebrar, criar memórias e, no fim, receber elogios que nos deixam tontas de vaidade :))!
    Adoro bacalhau e embora já seja fã do tradicional bacalhau espiritual, deixa-me dizer-te que esta tua versão é muito mais convidativa!!!
    Um beijinho,
    Lia

    ResponderExcluir
  7. Eu gosto muito deste género de prato, e olha que tenho dentes :-D

    ResponderExcluir
  8. Confesso que enjoei o bacalhau com natas e agora estou numa de bacalhau espiritual (olha que eu não sou velha). Este parece-me ser uma boa sugestão, até porque gosto bastante da conjugação de bacalhau + camarão + gratinado.
    Gulosoqb

    ResponderExcluir
  9. Parece-me uma ótima receita! A minha avó está sempre a falar de um bacalhau com camarões que comia num determinado restaurante e adorava :)

    ResponderExcluir

Comentários Verdes

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...