08/10/2015

Lombinho recheado com Farinheira, em cama de Presunto e Ruibarbo




Ruibarbo.... essa planta que tanto me vai passando pela vista, mas que nunca tinha encontrado a venda. Encontrei, chorei o preço ( chulos), e voltei para casa mais pobre e mais feliz.


Livrinhos de receitas, para que vos quero... descobri imensos doces com o dito, mas toda a inspiração veio duma receita do Jamie ( ahahha, quem diria....?!) em que era cozinhado com carne. 

Primeiro pensei em seguir mesmo, depois mudei de ideias e acabei por quase só aproveitar a ideia e alguns ingredientes.
Bem sei que tem um aspecto de mixórdia, mas é bom pah, é que é mesmo bom. Claro que continuo sem saber o sabor do ruibarbo pois com tanta coisa misturada... eheheh.


Ingredientes:

- 1 lombinho recheado com farinheira e queijo ( recheei eu, detesto comprar estas coisas já feitas)
- 5 fatias de presunto
- ruibarbo ( usei apenas um talo grande com cerca de 200 gr)
- 5 folhas de salva
- 3 dentes de alho
- azeite
- sal
- vinho branco


Preparação:

Num almofariz Colocar os alhos triturados ( uso o esmagador de alhos) e a salsa cortada em pedacinhos e um pouquinho de sal apenas. Juntar uma colher de sopa de azeite e esmagar tudo muito bem.
Acrescentar mais azeite, mexer e barrar todo o lombo com essa mistura.

Num pirex colocar 2 fatias de presunto. Por cima colocar o ruibarbo cortado em troços do tamanho de um dedo. Por cima dispor mais uma fatia de presunto e depois o lombo. Colocar o restante presunto em pedaços por cima do lombo.

Regar com mais azeite, um pouco de vinho branco no pirex e levar ao forno a 220º, cerca de 40 minutos, regando com molho e acrescentando mais vingo se necessário.

Acompanhar com batata assada, arroz, puré,,, qualquer coisa fica bem. Até um puré de maça ;)

11 comentários:

  1. Nunca usei ruibarbo, mas vá vi imensas receitas com esse ingrediente.
    Gostei bastante da que apresentas!

    ResponderExcluir
  2. Amiga, estás como eu. Há dias andava com dores de garganta e disseram-me para comprar perpetuas roxas e fazer infusão de chã e beber (foi tiro e queda, acredita), mas só o kg custava 59.90€, apenas troxe 100g e ainda assim foram quase 2€,....mas vim feliz :)
    Adorei este lombinho,...
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/
    www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderExcluir
  3. Esse lombo está fantástico! Ainda ontem me queixava que não faço lombo há imenso tempo! Temos sempre tantas receitas para experimentar que não dá para tudo! Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Natacha amiga, esses flores fazem mesmo bem à garganta, inclusivê grandes maestros e cantores a utilizam mesmo para isso, para a garganta. Vou-te contar um segredo, eu sou salmista na igreja e quem me receitou foi o meu maestro do coro,...Encontras facilmente no jumbo, na parte dos chãs avulso, mas encontras também nas ervanárias,...alguma coisa, senão encontrares diz-me que eu envio-te! Vais adorar o chã :)
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/
    www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderExcluir
  5. Ficou com um aspecto maravilhoso :)
    Adoro lombinho recheado!
    Nunca usei ruibarbo na carne, tenho que experimentar quando me oferecerem mais eheh
    Um beijinho

    ResponderExcluir
  6. Confesso que nunca fiz nem sei qual o sabor. Por estes lados nunca vi à venda mas quando encontrar tenho de o experimentar em receitas salgadas pois a tua sugestão agradou-me muito :)
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Nunca encontrei ruibarbo por aqui mas se encontrasse comprava pois tenho muita curiosidade
    Adoro lombo recheado e esse deve ter ficado delicioso

    ResponderExcluir
  8. Olá Natacha,
    Ruibarbo aqui abunda o ano todo e eu adoro! O sabor é bastante ácido e peculiar, digamos, mas é daquelas coisas que primeiro estranha-se e depois entranha-se...
    Em que livro do Jamie viste a receita?
    Amei a sugestão, mas como aqui farinheira é algo que é impossível encontrar, vou ter de ficar a babar a olhar para esta tua sugestão!!
    Um beijinho,
    Lia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que sorte!! E aposto que é mais barato! Podes fazer porque na receita dele não se usa farinheira! Foi no livro dias felizes página 174 :)

      Excluir
  9. Nunca experimentei! Quando comprar já sei o que fazer :) Isso está mesmo com bom aspeto :D

    ResponderExcluir

Comentários Verdes

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...