Existem aquelas comidas que são completamente comfort food e depois existem outras que são... comfort food com delicadeza.
Sentar-me no sofá com um prato enorme de chili, cheio de mozarella por cima é tudo de bom, é sentir-me uma alarve no fim e pensar... ADORO!
Sentar-me a mesa, com um belo prato de risotto, um bom copo de vinho... é chegar ao fim, sentir-me a mesma alarve, mas de forma mais elegante ( isso existe????), e pensar.... AMO!
Na verdade, eu adoro comer, mas também adoro a preparação. Ficar horas na cozinha a ver a comida transformar-se é inexplicável. Foi o que aconteceu com este risotto. Demorei imenso a fazê-lo, não vou mentir, mas assim que entrei na cozinha so sai já de prato servido na mão.
Não façam risotto com pressa.... requer calma, tempo e amor. E de preferência uma mesa recheada de amigos!
Posto isto, um conselho... deixem tudo preparado em taças. Tudo cortado, o queijo ralado, a manteiga pesada... enfim tudo, porque uma vez que comecem a fazer risotto, já não podem parar.
Ingredientes:
- 200 gr de arroz para risotto ( sim, tem mesmo que ser. não, carolino, agulha e os demais não servem)
- 1 cebola pequena
- 2 colheres de sopa de azeite
- 1 colher de sopa de margarina ( usei liquida)
- sal
- caldo de legumes em 1 litro e 1/2 de agua
- 1/2 copo de vinho branco
- 40 gr manteiga
- 70 gr parmesão ralado
- 300 gr de espargos verdes frescos
- 300 gr de cogumelos brancos, marron e pleurotus
- 1 cabeça de alho
- 1 alheira
- 5 ramos de tomilho fresco
- sal, pimenta
- azeite
- 2 colheres de sopa de margarina
- fio de azeite
- parmesão
Preparação:
Ligue o forno a 220º.
Comece por retirar a pele a alheira, fazer pequenos montinhos com as mãos, e colocar numa chapa grelhador sem qualquer gordura. A ideia é que frite um pouco mas sem se desfazer e ficar como uma papa, quer-se em pequenos montinhos. Grelhe dum lado até ter uma cor dourada, e depois vire com cuidado cada pedaço com a ajuda dum garfo. Reserve.
Corte os espargos, deixando as pontas inteiras e o caule em pequenas rodelas. Corte também os cogumelos de maneira grosseira ( em fatias não). Descasque uma cabeça de alhos e corte-os no sentido do comprimento, em 4.
Numa frigideira que possa também ir ao forno coloque azeite, os espargos, os cogumelos e os alhos. Tempere com sal e pimenta e deixe fritar cerca de 5 minutos envolvendo. Junte depois o tomilho, a margarina, envolva e coloque a frigideira no forno por 15 minutos, mexendo a meio do tempo.
Enquanto isto vá igualmente tratando do arroz.
Leve um tacho ao lume com sal, o caldo e a agua. Deixe até ferver e mantenha no minimo.
Pique a cebola para um tacho, juntando o azeite e a margarina e deixe refogar. Adicione depois o arroz, fritando e por fim o vinho mexendo sempre até que evapore.
Comece então por ir adicionando meia concha de sopa de cada vez ao arroz, mexendo, até que se evapore toda a agua até acrescentar a seguinte.
Este processo é essencial, para que se liberte toda a goma. Ao fim de cerca de 15 a 17 minutos pode provar o arroz para ver se já está cozido, caso contrario continue sempre a acrescentar a agua e a cozinhar aos poucos.
Quando achar que já está no ponto, acrescente uma ultima vez um pouco de agua ( menos de meia concha), o queijo, a manteiga, uma parte da mistura de cogumelos e uma parte da alheira. Envolva tudo muito bem e deixe o tacho com tampa por 2 minutos.
Sirva num prato, com mais uma porção de cogumelos espargos e alheira em cima, regue com um fio de azeite ( do bom!!) e rale mais um pouco de parmesão.
PS: Não usei a totalidade da mistura dos cogumelos e espargos. Reservei cerca de metade para fazer uma massa depois.
Confesso que pensei em seguir uma receita do amigo Jamie, mas tinha ideias demais na cabeça para o fazer. De qualquer modo, ajuda imenso a receita base dele do livro itália, para não nos perdermos.
Eu adoro risottos, ficou com optimo aspecto e adorei os ingredientes
ResponderExcluirNão faço pois o meu marido só gosta de arroz seco, mas sempre que posso gosto de comer um bom risotto e esse é mesmo ao meu gosto! Beijinhos
ResponderExcluirConfesso que nunca fiz risotto pk acho que é um pouco complicado
ResponderExcluirAdoro risotto , á muito que não faço,
ResponderExcluirGostei da combinação de ingredientes deve ter ficado uma delicia
bj
Um risotto com sabores bem ao meu gosto! Até deu fome :-)
ResponderExcluirGosto tanto! Não faço muitas vezes, mas quando faço delicio-me. O teu esta com um aspecto divinal :)
ResponderExcluirBeijinhos
Ana Costa || Petiscana
Adorei o passa a passo da receita, as fotos ficaram lindas e apetitosas!
ResponderExcluirBjão ♥
Haha, gostei das diferenças :P Mas tens razão, esse risotto é bem mais requintado (e bom!) :D
ResponderExcluir