16/03/2012

Rins com Cogumelos e Vinho do Porto



Sempre ouvi falar maravilhas dos rins que a minha avó fazia... todos se pelavam para os comer!

Tomei coragem, comprei no talho já arranjados rins de vaca, e pus mãos a obra.

Consegui saber por alto a receita que a minha avó fazia, acrescentei uns "pózinhos" a meu gosto e saiu uma refeição muitoooo saborosa!!

Adoramos, será para repetir!!

Ingredientes: ( 2 pessoas )

- 1 rim de vaca ( 350 gr)

- 150 gr de cogumelos frescos

- 1 cebola pequena

- 3 dentes de alho

- 2 folhas de louro

- banha, azeite

- 1 colher de sopa de margarina

- 1 cálice de vinho do porto

- 1/2 caldo de carne

- sal, pimenta

- agua q.b.

- salsa

Preparação:

Comece por tirar alguma pele branca que tenha ficado no rim e corte o em pedaços pequeninos ( eu aqui ainda exagerei um pouquito no tamanho, para a próxima serão mais pequenos ).

Coloque num passador e escalde os sobre agua bem quente corrente, no lava loiças.

Lave-os muito bem até que não saia cheiro nenhum.

Escorre-los e temperar com 1 dente de alho picadinho, sal, pimenta e 1 folha de louro partida em pedaços. Deixar repousar enquanto se prepara o resto.

Numa frigideira refogar a cebola picada e os alhos, com azeite e banha.

Uma vez refogada, acrescentar os cogumelos frescos partidos em pedaços, deixando fritar 1 a 2 minutos e depois acrescentar os pedaços de rim. Fritar bem em lume forte por um tempo.

Acrescentar depois 1/2 caldo de carne desfeito com as mãos, o cálice de vinho do porto, a outra folha de louro, pimenta e um pouquito de agua apenas. Ir fritando bem para escurecer o molho e ganhar sabor. Ir acrescentar fios de agua se necessário até o molho estar apurado ( o que demorou cerca de 15 a 20 minutos ), e no final misturar um punhadinho de salsa fresca picada e desligar o lume.

Enquanto isto cozer umas batatas e fazer uma salada de alface.

Servir bem quente, com o molho.

7 comentários:

  1. há quanto tempo eu não como esse petisco.. fiz uma vez cá em casa mas o pessoal não gostou muito, mas eu adoro. com esse molho delicioso então é de comer e chorar por mais!

    ResponderExcluir
  2. Gostei da tua sugestão, embora prefira com outro tipo de acompanhamento. Acho que um puré de batata por baixo desse molho ficará maravilhoso!

    ResponderExcluir
  3. A minha mãe fazia e eu adorava, mas há anos que não como, já nem me lembrava dessa carne.
    Obrigada por me recordares um sabor de infância
    Beijinho e bom fim de semana

    ResponderExcluir
  4. Eu gosto de deixar o rim 24h numa vasilha com leite ou limao para remover o odor. Especialmente se for rim de porco. Na hora de preparar, eu abro ele no sentido do comprimento e removo as partes brancas. Obrigado pela receita. Anotado para fazermos aqui em casa. Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Adorei a sugestão adoro rins... :)
    Bj
    Sonhosnacozinha.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Alguém me pode dizer onde posso arranjar rins de vaca? Aqui no porto só me dizem que já não há e que esse produto já nem sai dos matadouros, não consigo encontrar em lado nenhum

    ResponderExcluir
  7. Alguém me pode dizer onde posso arranjar rins de vaca? Aqui no porto só me dizem que já não há e que esse produto já nem sai dos matadouros, não consigo encontrar em lado nenhum

    ResponderExcluir

Comentários Verdes

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...