14/10/2009

Tomate Desidratado / Seco



Primeiro que tudo quero pedir desculpas, estou em falta com vocês, mas o tempo está cada vez mais curto! Começando a época do Inverno tenho sempre 1001 coisas para fazer... é trabalho de semana de dia, é trabalho ao fim de semana a noite, é desporto, são cursos... é tudo junto!!
Felizmente tenho umas coisinhas guardadas desde há uns tempos para ir postando... e assim que conseguir irei ver os vossos cantinhos, estou muito curiosa também quanto ao dia preto!!

Mil beijinhos a todos aqueles que me visitam :)
Há que tempos que ando para fazer esta experiência mas vai passando e passando... e no verão não da jeito... enfim, chegou a altura!
Procurei tomates chucha mas não havia e não me apeteceu correr mais um supermercado, então peguei mesmo nos tomates cacho que estavam com óptima cara!

Ingredientes:
- tomates em cacho ( ou chucha, ou....)

- 1 colher de sopa de açúcar

- 2/3 colher de sopa de sal
- ervas aromáticas a gosto ( usei uma misturinha que tenho em casa que contém imensas e ainda coloquei oregãos)

Preparação:
Lavar os tomates, corta-los ao meio retirar as sementes.

Coloca-los no desidratador com a parte aberta virada para cima.

Numa taça misturar o sal com o açúcar. Polvilhar os tomates.

Polvilha-los também com as ervas.

Levar ao desidratador cerca de 16 horas à temperatura de 70º.
Depois de secos, encher um frasco do vidro com o tomate, colocando ocasionalmente dentes de alho inteiros descascados. Cobrir tudo com azeite.
Deste modo, conservamos os tomates e temos um azeite aromático sempre pronto a usar!

.

4 comentários:

  1. Tenho que experimentar, ficou bem giro.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. hum que bela ideia me deste verdinha.
    deixa la a falta de tempo e uma coisa que nso ataca a todas.,
    beijocas

    ResponderExcluir
  3. Tu andas como eu sem tempo...:)
    Adorei os tomates
    beijo grande

    ResponderExcluir
  4. Conceição é muito bom e pratico!

    Moranguita obrigado! :) E pelo apoio psicologico tambem hahaha

    Patyxa
    e verdade, andamos todas!

    ResponderExcluir

Comentários Verdes

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...