22/01/2013

Francesinha


Ha quanto tempo andava para fazer... nunca calhou porque uns dos meus padrinhos de casamento faz lindamente, então acabo sempre por comer na casa dele.
Mas desta vez... com pão rico a querer passar do prazo... la saíram! Maravilhaaaa :)
Retirei do mundo de receitas da bimby, após muito ponderar e muita coisa ver ehehe. Fiz apenas 2/3 terços da receita de molho, pois li que rendia bastante e era apenas para 3 francesinhas.
A meu ver ( e da cobaia ), o molho tem um sabor um pouco forte para aquele que estamos habituadas a comer, portanto para a próxima, haverá alterações a fazer, como reduzir a polpa de tomate e colocar um pouco de leite.

Ingredientes:

- 2 dentes de alho
- 250 gr. cebola
- 50 gr. azeite
- salsa
- 1 folha de louro
- 2 piri-piris ( usei pimenta cayene)
- 2 caldos knorr de galinha
- 250 gr. polpa tomate
- 1 colher sopa molho inglês
- 0.33 cerveja
- 150 gr. vinho branco
- 50 gr. whisky
- 30 gr. maizena
- 100 gr. água

Recheio:
- pão rico sem côdea ( 2 a 3 fatias por pessoa)
- bife de vaca fino
- linguiça
- queijo
- fiambre
- paio
- o que mais quiser....

- um ovo estrelado por pessoa


Preparação:


Colocar no copo, a cebola, o alho e o azeite e pique 6 seg, vel.4.
Programar para refogar 7 min, Temp. 100º Vel. 1
Adicione todos os outros ingredientes à excepção da maizena e da água e programar 20 min, Temp.100º, Vel.1
Quando terminar juntar a maizena dissolvida na água e programar 5min, Temp 100º, vel.1
Retirar a folha de louro e triturar Vel.5-7-9 , cerca de 45 segundos.
Entretanto grelhar os bifes temperado com sal e pimenta, juntamente com a linguiça cortada a gosto.
Num tabuleiro de forno colocar uma fatia de pão, uma fatia de paio, uma de fiambre, o bife, uma de queijo e a linguiça ( e mais o que quiser). Colocar outra fatia por cima e cobrir por completo com queijo flamengo fatiado. Levar ao forno cerca de 10 minutos, apenas para o queijo derreter.
Estrelar um ovo por pessoa.
Fritar batatas.
Colocar uma francesinha em casa prato, cobrir com bastante molho e colocar o ovo estrelado em cima.
Não esquecer da cervejinha para acompanhar :)


PS: Voltei a fazer e introduzi então as minhas alterações:
- menos whisky ( 35 gr )
- menos polpa de tomate (200 gr)
- menos caldo de galinha ( 1 caldo e 1/2 )
- um pouco de sal se necessário
- molho ingles ( usei a colher de sopa mal cheia...)
- mais maizena ( 35 gr a 40 gr) - 35 a consistência mantém-se, 40 fica ligeiramente mais consistente, o que prefiro
- leite ( 70 gr )

12 comentários:

  1. :D

    Já ia uma francesinha agora! :D
    Que maravilha!*

    ResponderExcluir
  2. Eu cá adoro uma boa francesinha. E volta e meia faço em casa, adoro o molho que faço, e o meu marido não troca a minha francesinha por nenhuma comida fora.
    Tens de experimentar o meu molho, vais ficar fã de certeza, pelo menos todos os que experimentam adoram.
    A tua ficou com um belo aspecto. Até me abriu o apetite :)
    beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Eu cá adoro uma boa francesinha. E volta e meia faço em casa, adoro o molho que faço, e o meu marido não troca a minha francesinha por nenhuma comida fora.
    Tens de experimentar o meu molho, vais ficar fã de certeza, pelo menos todos os que experimentam adoram.
    A tua ficou com um belo aspecto. Até me abriu o apetite :)
    beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Ai que maravilha, Verdinha!! Gosto imenso de francesinha e esta ficou com um aspecto mesmo delicioso, adorei!! :)

    Beijinhos*

    ResponderExcluir
  5. Fica uma refeição excelente :)
    Aqui em casa também gostamos bastante!!

    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Estão mesmo apetitosas e o blog também !

    ResponderExcluir
  7. Olá Natacha,

    A tau francesinha está com um aspecto delicioso e provocante ! :-)

    Adoro, como sempre quando vou visitar a Mãe ao Norte do País, lá fazem-nas na perfeição !

    Beijos

    Isabel
    www.blogdochocolate.com
    http://brisa-maritima.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  8. wuau mas que bonita que ela esta esta com um aspceto uiui adoreiiii super 5* bjs

    ResponderExcluir
  9. Pois, eu tb fiz francesinha há uns dias lá em casa, e achei k o molho estava forte de facto! Parece-me k a receita k usei é mto parecida com esta!!
    Bem, mas deu pra matar saudades das francesinhas :)

    ResponderExcluir
  10. tendo sido eu a "cobaia" realmente tenho a dizer que o molho estava efectivamente um pouco forte mas não deixei de me sentir a robolar no fim da refeição :)

    ResponderExcluir

Comentários Verdes

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...