Numa das minhas idas ao Martim Moniz, trouxe um saco de pão naan pronto a consumir. Sei que é possível fazê-lo em casa mas a preguiça falou mais alto... e aquele cheiro enebriante de tantas especiarias deixaram-me doida para experimentar uma receita nova rapidamente, onde pudesse incluir o famoso pão indiano.
Pesquisei... e decidi que o Gordon iria ajudar lá por casa. Acontece que... fui forçada a alterar parte da preparação, e a acrescentar água e leite de coco para conseguir cozinhar.
Segundo cobaias... assemelha-se a chacuti, conhecem?? Nunca comi nem fiz, mas já está na lista! :)
E sabem que mais?? Ficou divinal!!
Marinada:
- 800 gr de frango em pedaços pequenos, sem pele
- 1 iogurte natural
- 1/2 colher de chá de acafrão em pó
- 1 colher de chá de cominhos em pó
- 1 colher de chá de coentros em pó
- 4 cm de gengibre fresco ralado
- 2 dentes de alho grandes
- sumo de 1/2 limão
- piripiri em pó ou uma malagueta picada
- sal, pimenta
Para o Tacho:
- ghee q.b.
- 1 cebola picada
- 2 dentes de alho picados
- 3 cm de gengibre picado
- 1 colher de chá de coentros em pó
- 1 colher de chá de garam masala
- 1/2 colher de chá de açafrão em pó
- 3 colheres de sopa de polpa de tomate
- 25 gr de manteiga com sal
- coentros frescos q.b.
- 1/2 copo de agua
- 100 ml de leite de coco
Preparação:
Para a marinada, juntar todos os ingredientes ao frango e deixar de um dia para o outro no frigorífico.
No dia seguinte, colocar no tacho a cebola e a ghee e deixar refogar um pouco. Adicionar depois os alhos e o gengibre e refogar mais uns minutos.
Acrescentar depois os coentros, o garam masala e o açafrão, mexendo uns segundos antes de adicionar a polpa de tomate e a manteiga.
Acrescentar o frango em pedaços junto com a marinada, meio copo de agua e rectificar de sal. Deixar cozinhar cerca de 20 minutos. Acrescentar o leite de coco, rectificar temperos, adicionando picante se necessário ( o meu já estava puxadinho), e cozinhar por mais 5 a 10 minutos.
Servir com arroz basmati e pão naan, que reguei com um pouco de azeite.
A blogosfera tem coisas maravilhosas. Por vezes, sem darmos conta, criamos grandes empatias por pessoas que nunca vimos, e, em certo modo, começamos a confiar nelas. Neste caso, como o que mais visito são blogs de culinária, começamos a confiar nos seus gostos no geral na cozinha e nas suas dicas.
Foi assim que comprei este livro. Seasons da Donna Hay. Um livro lindo, que dá gosto folhear. Foi bastante fácil rechear as páginas de post-its :)
Esta primeira receita, veio da gula num sábado à tarde bastante chuvoso.
Não sabia bem que nome lhe dar, são bolos feitos em mini formas de bundt cakes, coisa que não tenho ( ainda ahahah, ainda!), portanto, pareceu-me bastante adequado transformá-los em pequenas madalenas.
O Maple Syrup, as maças raladas, a canela... Super fofas mas ainda assim húmidas...São deliciosos!!
Ingredientes:
- 375gr de farinha
- 1 colher de sobremesa de fermento em pó
- 1 colher de chá de canela em pó
- 250 gr de margarina
- 175 gr de açucar amarelo
- 125 gr de maple syrup
- 4 ovos L
- 6 maças vermelhas
Cobertura
- 2 colheres de chá de canela em pó
- 220 gr de açúcar branco
Preparação:
No copo da bimby colocar a margarina, os ovos, o açúcar amarelo e o maple syrup. Programar 2 1/2 minutos, temperatura 37º, velocidade 4.
Baixar o que ficou nas paredes do copo e acrescentar a farinha, o fermento, a canela e as malas descascadas e cortadas em 1/4.
Programar 20 segundos, velocidade 4. Se necessário, baixar o que ficou nas paredes e programar mais uns 3 segundos à mesma velocidade. Quer-se as maças picadinhas, mas não completamente desfeitas, que se note na maça o granulado.
Despejar a maça em forminhas untadas ( fica ao vosso critério) e levar ao forno a cozer. As madalenas apenas demoraram 12 minutos, mas se forem formas maiorzinhas demoram cerca de 20 ( segundo a receita).
Enquanto cozem, num prato colocar a canela e o açúcar branco e misturar. Assim que saiam no forno, passá-las de imediato por esta mistura e colocar sobre uma grelha para que arrefeçam.
Bolo de iogurte é dos bolos que mais se fazem cá por casa. é prático, relativamente rápido, muito saboroso e sabe bem quente ou frio.
No entanto, nem sempre se faz simples, ou a mesma receita. Para variar deste bolo de laranja decidi fazer este, com um aroma bastante intenso e super macio.
O icing de laranja em cima, foi pura gulodice e não é que resulta muito bem?
Acabei a tirar a ideia deste bolo, e gostei muito do resultado.
Ingredientes:
- 1 iogurte natural ( sem ser açucarado, caso contrário, diminuir o açúcar)
- 3 medidas de iogurte de açúcar
- 3 medidas de iogurte de farinha
- 1 colher de sobremesa de fermento em pó
- 3/4 do copo de óleo
- raspa de 1 laranja
- sumo de 1 laranja ( reservar 2 colheres de sopa)
- 2 colheres de sopa de sumo de laranja
- 100 gr de açúcar em pó
- 1 colher de sobremesa de compota de laranja
Preparação:
Colocar na bimby a casca de laranja e o açúcar e pulverizar 15 segundos, vel 10.
Colocar a borboleta, adicionar os ovos e programar 3 minutos, vel 3.
Acrescentar o oleo, o sumo de laranja e o iogurte e bater 30 segundos, vel 3.
Por fim, juntar a farinha e o fermento e misturar 10 segundos na vel 2.
Levar ao forno a 180º cerca de 50 minutos a 1 hora.
Assim que sair do forno, desenformar e regar com o icing.
Para o Icing misturar com uma colher todos os ingredientes.
Pela primeira vez em anos ( isto é verdade!!), decidi arriscar experimentar uma lasanha de carne diferente da que habitualmente faço por casa.
Já fiz várias lasanhas, com vários tipos de carne e até de peixe, mas a tradicional de carne de vaca, faço-a sempre da mesma forma e é muito apreciada... no entanto, rendi-me!!
Rendi-me aos comentários da Lia, às boas receitas da Lorraine Pascale, e à vontade de comer lasanha.
Posso garantir que é realmente muiiiiito boa, nós, por casa e pela casa dos vizinhos ( solicitei logo cobaias), adorámos e com certeza será também esta uma receita a repetir!!
Ingredientes:
- 150 ml de vinho da madeira ( usei do porto)
- 150 ml de caldo de carne
- 200 gr de salsichas de porco ( 2)
- 500 gr de carne de vaca picada
- 1 cebola roxa
- 100 gr de bacon em cubos
- 2 hastes de alecrim
- 2 colheres de chá de oregãos secos
- azeite
- 4 apertos na besnaga de concentrado de tomate ( usei 6 colheres de sopa de polpa de tomate)
- 1 lata de 400 gr de tomate picado
- 1 lata de cogumelos
- sal
- pimenta
- 1 colher de chá de açúcar amarelo
- 1 folha de louro
Bechamel - aumentei quantidades e achei perfeito assim
- 300 ml de leite ( 400)
- 300 ml de natas ( 400)
- 40 gr de farinha ( 55 gr)
- 40 gr de margarina ( 55 gr)
- sal, pimenta, noz moscada
- manjericão fresco ( usei cerca de 20 folhas grandes)
- 250 gr de placas de lasanha fresca ( uma embalagem, que chega bem)
- parmesão ralado na hora
Preparação:
Num tacho colocar 150 ml de vinho do porto. Deixar ferver até reduzir para metade. Acrescentar depois o caldo de carne ao vinho e deixar reduzir novamente até metade. Reservar.
Num tacho a parte colocar os pedaços e bacon e deixar fritar. Acrescentar a cebola, os oregãos e o alecrim picado, regar com azeite e deixar refogar uns minutos.
Adicionar depois a carne picada e a carne das salsichas, juntar uma folha de louro partida ao meio e deixar fritar, mexendo de vez em quando, para soltar a carne.
Quando a carne estiver bem frita e separada, com a cor mudada, adicionar a lata de tomate, a polpa de tomate, a redução de vinho, sal, pimenta e o açúcar e mexer bem para misturar.
Deixar cozinhar até o molho ficar bastante reduzido e espesso, e a carne estiver cozinhada ( no meu caso cerca de 30 minutos).
Enquanto isto, fazer o bechamel. No copo da bimby colocar o leite, a margarina, a farinha e temperar generosamente com sal, pimenta e noz moscada. Programar 5 minutos, temperatura 90º, vel 4. De seguida juntar as natas e programar mais 8 minutos, temperatura 90º, vel 4. Rectificar temperos e programar mais 2 minutos se necessário.
Agora vamos á montagem:
Untar um tabuleiro com margarina e colocar uma fina camada de carne. Polvilhar com algumas folhas de manjericão cortadas à mão e colocar uma camada de folhas de lasanha. Acrescentar outra camada de carne, mais manjericão, uma camada de bechamel, e mais folhas de lasanha. Repetir até que na ultima camada de massa ( em que não resta mais carne para colocar por cima), se adiciona todo o restante bechamel e se polvilha com bastante parmesão ralado.
Levar ao forno quente cerca de 30 a 40 minutos, até se apresentar bem douradinha.
Estes cookies estão no delicioso livro Simply Nigella.
Se tiverem oportunidade de ver a imagem no livro da autora, vão reparar que de nada se assemelham aos meus. Julgo que tem a ver com o tipo de manteiga de amendoim ( a minha era bem escura) e com a consistência, pois os da Nigella ficaram espalmadinhos e os meus não.
Alterei a qualidade e quantidade de pepitas de chocolate... afinal eu sou super gulosa e só chocolate preto não é para mim.
Ingredientes:
- 225 gr de manteiga de amendoim
- 100 gr de açúcar amarelo
- 1/2 colher de chá de bicabornato de sódio
- uma pitada de sal
- 1 ovo grande
- 1 colher de sobremesa de açúcar baunilhado
- 100 gr de pepitas de chocolate ( branco, leite e preto)
Preparação:
Aquecer o forno a 180º.
Bater a manteiga de amendoim com os açucares, o bicarbonato e o sal.
Juntar o ovo e voltar a bater.
Juntar por fim as pepitas de chocolate e envolver.
Agora a Nigella manda colocar colheradas do preparado, bem afastadas, numa folha de papel vegetal para irem ao forno. No meu caso moldei-as a mão e tive que achatá-las ligeiramente.
Cozer cerca de 10 a 15 minutos e deixar arrefecer sobre uma grelha.